Sunday, March 31, 2013

Fanatismo literário


Retirada do Weheartit


"A menina e os livros.

Aquela menina nunca soubera ser a melhor companhia. Nunca soubera como se relacionar com pessoas, seres de carne, osso e sentimentos.

Punha um livro em sua frente. A menina criava uma espécie de brilho único nos olhos. Ela, então, conseguia entender todas pessoas, seres e sentimentos. Ela, então, conseguia transmitir também o que pensava.

Essa menina, igual a qualquer outra menina, tinha sonhos, metas e problemas. E ela resolvia seus problemas de uma forma bem peculiar. Senta-se na sacada de casa e punha-se a chorar, incansavelmente, por sobre aqueles livros. No inverno, no frio, próxima ao mar, encanta-se com a solidão que só aquele local lhe proporcionava e assim ela "resolvia" seus problemas.
Apenas os livros pertenciam àquela menina, e seus sentimentos ficavam soltos pelas páginas e marcadores, segredos de ponto e vírgula que só um frase marcada entendia."




Eu acredito que leitura não é só cultura. Leitura salva vidas. Ler é um hábito mas também é uma paixão. Ler é esconder-se e encontrar-se ao mesmo tempo. Até mostrar-se, quem sabe. A leitura pode ser refúgio da mente, mas é muito mais, é onde a mente desperta e onde ela adormece.
Os livros são tudo o que quisermos que eles sejam:

melhor amigo,
amante,
cura-fossa,
riso, e choro.

Livros não ccnseguem apaixonar qualquer pessoa. Nem todos conseguem prender-se a palavras escolhidas a dedo por um desconhecido que resolveu por mágoas, descobertas ou mesmo as idéias malucas para mostrar a outros desconhecidos que podem taxá-lo de tudo e mais um pouco por matar uma personagem ou mesmo criar um best-seller de baixa literatura.
Para os leitores, e eu digo aqueles que não podem passar por uma livraria sem entrar, mesmo sem um tostão no bolso, que cheiram os livros novinhos - e sim fazemos isso! - que tem todo um cuidado com seus livros, investiga a vida dos escritores que goste, lê novamente livros favoritos, apaixona-se por personagens, fazem coleções de cultura, esses eu confirmo: somos todos doentes, e nossos remédios são livros. Tornaram-se uma necessidade tão grande quanto o alimento vital ao bom funcionamento dos órgãoes - olhos e cérebro, precisamos de vocês! A leitura é para todos e é isso que eu mais admiro nos livros: a sua enorme capacidade de poder fazer parte de mundos muito diferentes - tão iguais ao mesmo tempo, às vezes - e de curar as feridas mais profundas.

Retirada do Weheartit



O poema e o texto são de minha autoria e por isso possuem direitos autorais. Cópia autorizada quando dado os créditos.

No comments:

Post a Comment