Tuesday, March 12, 2013

Resenha: "Roverandom"

Imagem retirada do Google Images

Sinopse:
"Em 1925, durante as férias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cãozinho de brinquedo que ele adorava. Para consolá-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou uma história sobre um cachorro de verdade que é transformado em brinquedo por um mago e enviado por um ´feiticeiro-da-areia´ à Lua e ao fundo do mar. Mais de 70 anos depois, as aventuras do cachorro Rover, também conhecido pelo nome de ´Roverandom´, foram publicadas na Inglaterra. Elas foram organizadas a partir do texto original por Christina Scull e Wayne G. Hammond. Divertido e rico em jogos de palavras, Roverandom agradará a todos os leitores que gostam de uma boa história, e será bem recebido pelos muitos admiradores de Tolkien de todas as idades." (retirado do site da livraria Saraiva)

Esse livro é como se o Tolkien estivesse contando a história para os seus filhos. Eu consegui imaginar claramente a narraçã da história dele para os filhos e adorei o fato do livro ter sido escrito para eles. A capacidade literária e de escrita do Tolkien é inegável e mesmo em uma aventura mais simples que suas batalhas épicas em Senhor dos Anéis a leitura prende. É um livro curto, rápido e a linguagem é bem fácil. Li o mesmo livro em inglês (por um PDF) e achei recomendável para quem está começando a ler em inglês.
O livro conta a aventura do cão Rover que após uma brincadeira é transformado em uma cãozinho miniatura por um mago muito mal humorado e sabichão e se perde da sua casa. A única coisa que ele quer é seu tamanho original e voltar para o menino que era seu dono. Na sua aventura ele encontra outros "Rovers" (que signifca perdido) e aprende a ter mais paciência, ele mora tanto na Lua quanto no fundo do mae.
 É uma leitura leve, gostosa e carregado de lições de moral sutis e leve ironias, prático para que uma criança entenda mas sutil o suficiente para que não pareça uma lição de moral. Muito recomendado!

Escrita: 8/10
Capa: 7/10
História: 7,5/10
Personagens: 7/10

Nota final: 7,3 (Ótimo)

2 comments:

  1. Oi! Boa resenha! Me interessou, mais um para a minha lista! Bjs!

    ReplyDelete
  2. Oi Denise! Obrigada :) O livro é encantador! Quando ler volte e me diga se gostou.

    Beijos

    ReplyDelete