Monday, April 15, 2013

Espelho vaidoso



A empresa Dove (isso, aquela que vende sabonetes) ontem lançou sua nova campanha pela Real Beleza, esse vídeo aqui (ativem as legendas na barrinha onde tem o "play", no segundo ícone na direita).
Infelizmente eu não fiquei surpresa por ver que nós, mulheres, nos achamos "inferiores" ao que as outras pessoas acham de nós, em um geral.
Enfatizo nas mulheres pois desde cedo somos influenciadas, a estar sempre bonitinha, arrumadinha, e "fulana, não brinque na lama, vai ficar suja e enfeiar teu vestido". Coisas desse tipo. As propagandas direcionadas ao público feminino também pecam por mostrarem sempre modelos magras demais, loiras, de olhos claros e por aí vai. Como se realmente eu só fosse ter pessoas atraídas por mim se tiver esse biótipo.
Essa campanha é muito importante para mostrar que todas essas outras propagandas que eu citei, de forma generalizada, estão erradas.
Não tem nada de errado em ser gorda, muito menos em ser magra. Não tem nada de errado sem ser musculosa. Isso se VOCÊ quer ser assim. Acho importante marcar bem isso. Existem muitas pessoas no mundo, por quê temos que criar um padrão para tudo, ainda mais algo tão particular como a beleza?
O que seriam dos gatos sphynx, por exemplo, se ninguém os achasse bonitos? Poderiam ser extintos. E eles são lindos, como qualquer outro gato e qualquer outro animal. A comparação com gatos pode soar estranha para alguns mas basta "googlear" para ver a particularidade da raça que citei. E entender que eles são, sim, lindos. Isso tudo para resumir uma coisa: eu sei que dói ser motivo de piada, de risadas, ser excluída por não ser igual ou não se encaixar em um padrão. Dói para caramba. Mais que isso só a dor de não ser nós mesmos. Isso vai corroendo a alma feito ácido. Eu confesso que eu já fui daquelas que riam de outras meninas por serem gordinhas ou por terem a tal monocelha por exemplo. E hoje eu me sinto muito, muito envergonhada disso. Eu nunca pratiquei bullying contra ninguém, mas, internamente, eu ria, ou tinha pensamentos preconceituosos com essas pessoas, que na realidade, não mereciam e mesmo que elas não saibam disso: meus sinceros desculpas por isso, eu era imatura demais pra enxergar o quão bonito é o mundo ser tão diferente.
O importante é que você se sinta bem consigo mesma. Mesmo que doa os comentários alheios. O mundo não tem padrão e você não tem que se encaixar. O mundo que tem aprender a cegar-se e então ter a visão clara. Cegar-se a ponto de que, cada pessoa que você conhecesse, você não visse uma foto sequer, pois não teria como, não pudesse ouvir a voz...mas essa pessoa era tão legal contigo, tão amável e gostava das mesmas coisas! Aí você consegue enxergar essa pessoa, e ela é tudo aquilo que, em termos de aparência física você debocha e acha feio. E agora, essa pessoa é realmente feia pra você? Duvido muito que seria.
A vaidade alheia é um problema e falta dela também. A alheia é que a pratica bullying, as pessoas conseguem ser tão egoístas e vaidosas consigo mesmas que não percebem o mal que podem causar a alguém por um comentário como "que feia", "tá gordinha, heim", a vaidade é tanta que vai além do respeito mútuo. E isso machuca. Não, isso não é ser sentimental, eu sinto muito. Isso é ser humano. E como humanos, acho que temos o direito de errar mas também de acertar. Acertar que todo mundo merece e deve-se ser respeitado. Mulheres, e pessoas em um geral que têm uma imagem inferior de si mesma(o): por favor, comecem a se respeitar. A respeitar o seu próprio sentimento em relação a você, ao que você sente, a quem você é. Torne-se vaidoso consigo mesmo, com seus feitos, com sua aparência e seus defeitos. E tente abrir a mente para isso, porque é difícil desprender-se. A mídia e a sociedade vêm com tudo, ditando o que devemos ou não usar, fazer, e como devemos ser. NÃO! Lave a alma de conceitos pequenos e aprenda a praticar a vaidade. Não é um pecado capital, é uma necessidade humana, ser vaidoso. Vaidoso com respeito, afinal, não tem nada melhor que se reconhecer lindo, se admirar e ser capaz de fazer isso com o próximo.


Clipe bacana da cantora P!nk sobre bullying e padrões: Perfect








No comments:

Post a Comment