Thursday, April 18, 2013

[MEME] 18 de Abril Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje é Dia Nacional do livro infantil e por isso resolvi "criar" esse meme :) Quem quiser participar basta fazer uma postagem-resposta linkando esse post do blog junto, bem simples!

O meme é para recomendar 3 livros infantis nas categorias:

1 - Primeiro livro que você leu (se leu quando criança, do contrário escolha o primeiro livro que leu que pode ser indicado para crianças).

2 - Escritor de literatura infantil nacional que admira e uma obra que recomenda do mesmo

3 - Um livro clássico infantil.

Caso alguém queira acrescentar alguma outra categoria, sinta-se a vontade!


1 - A Bolsa Amarela


Esse foi o primeiro livro que eu li, quando eu tinha 8 anos mas recomendo entre 8 a 15 anos. Conta a história da Raquel que tem três sonhos (não é spoiler!): ter nascido menino, crescer e virar escritora. Ela coloca suas idéias e desejos dentro da bolsa amarela que ganha de aniversário. O livro é fantástico, ajudou muito na minha formação pessoal. É um livro fininho, de leitura rápida e gostosa e acredito que não apenas crianças mas adultos deveriam ler esse livro!


2 - Maurício de Souza - Turma da Mônica

Ok, ele é cartunista mas foi o principal criador e roteirista da turminha por muitos anos - embora ainda seja roteirista, mas com menos frequência. A Turma da Mônica fez e faz parte da infância de várias crianças e acompanhou o desenvolvimento das mesmas. As histórias são sempre com lições de moral, divertidas, engraçadas, simples, curiosas e totalmente livre de preconceitos. O livro, ou melhor, gibi/história em quadrinho que eu mais recomendo são duas: as do Chico Bento e as que aparecem o gato Mingau, da Magali. Para as crianças que estão aprendendo a ler ou tendo um primeiro contato com a leitura, ou para aquelas que não gostam de ler gibis são a melhor forma de incentivar essa leitura.


3 - O Pequeno Príncipe

Pode parecer clichê escolher esse livro mas ele é um livro fantástico! Eu recomendo tanto para adultos quanto para crianças, todos deveriam ler esse livro. Cada vez que se lê há novas perspectivas sobre a história, as personagens, tudo, enfim, não é a toa que é um clássico da literatura infantil.
Tem um vídeo da Tati do canal tiny little things sobre o livro, muito bom e expressa bem meu sentimento sobre o livro.


Quem fizer o "meme" pode me mandar o link do seu post, vídeo, etc que eu publico nesse mesmo post :)


Aproveito esse post para informar que tem um sorteio acontecendo na página do blog. Para concorrer basta curtir a página, compartilhar alguma publicação em modo público e clicar nesse link . O vencedor será divulgado no dia 06.05 e levará um livro "As Crônicas de Nárnia - Volume Único".






No comments:

Post a Comment